Fechar

www.vejaagorabrasil.org

Buscar

INTERNACIONAL

"É a última chance do Sanders": após 7 vitórias consecutivas, candidato enfrenta prova de fogo em NY

APRIL Reportar Abuso
"É a última chance do Sanders": após 7 vitórias consecutivas, candidato enfrenta prova de fogo em NY

Considerado por muitos analistas políticos uma surpresa nas eleições primárias norte-americanas, o “socialista democrata” Bernie Sanders vem de uma série de sete vitórias consecutivas na disputa contra a ex-secretária de Estado Hillary Clinton pela indicação do Partido Democrata nas eleições presidenciais de novembro.

No entanto, o candidato deverá enfrentar sua “prova de fogo” nesta terça-feira quando o Estado de Nova York vai às urnas decidir quem será seu representante democrata nas eleições gerais do fim do ano.

“É a última chance do Sanders”, avalia o pró-reitor acadêmico e professor de relações internacionais da Faculdade Belas Artes, Sidney Leite. Ele lembra que o processo eleitoral norte-americano “é longo e permite mudanças e reviravoltas”, mas acredita que Hillary Clinton que é senadora pelo Estado de Nova York e conta com amplo apoio da comunidade negra do país deverá vencer o pleito.

As vitorias recentes dele foram importantes, mas não mudaram muito o número de delegados.

Candidatos intensificam comícios para vencer primárias de Nova York

Eleições EUA: "Socialista democrata'' ganha apoio entre os brasileiros com críticas às megacorporações

Apesar de classificar uma eventual vitória de Sanders no Estado como uma “supresa”, Leite reforça que a cidade de Nova York é conhecida por ser “muito liberal” o que pode impulsionar a candidatura de Sanders na região.

Muitos americanos brincam que Nova York não é Estados Unidos.

Já para a professora de relações internacionais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Cristina Pecequilo, a sequência de bons resultados de Sanders “alerta a candidatura Hillary de que é preciso fazer ajustes na campanha para não perder mais espaços”.

No entanto, a especialista também acredita que o candidato que atualmente é senador pelo Estado de Vermont não deverá alcançar a adversária no número de delegados.

As vitórias de Sanders se dão em Estados tradicionalmente democratas, ainda de porte menor, e com um eleitorado mais homogêneo etnicamente. Grupos como latinos e negros ainda tem muita resistência a Sanders, cujo folego nacional é questionável.